domingo, 30 de março de 2014

Brassagem: Dia 2

Tudo certo na cervejaria, que não funcionava desde agosto!

Ontem fizemos nossa primeira saison (meu segundo estilo preferido, depois da witbier). Depois de muita briga, chegamos a um nome: L'Estate, por ser uma cerveja leve e perfeita para o verão, além de, claro, obedecer as nossas regras de "céu" e "italiano", além de ser uma estação ("saison"!). Encontrei o fermento próprio para a saison no Malte e Cia, no Rio de Janeiro, em forma líquida. Muito melhor do que as pelotas que não dissolvem por nada dos saquinhos de fermento seco. Usamos galena e saaz como lúpulos e esperamos 17 litros de cervejas levinhas e bem fermentadas!


O mosto da saison virou cupcakes de banana caramelada deliciosos, que eu posto a receita assim que descarregar as fotos da máquina de verdade.


Como a gente é teimoso - e como os carunchos ameaçavam pegar todos os nossos maltes -, resolvemos fazer uma brassagem "limpa trilha" hoje. Um "enterro dos ossos". Não conseguimos acabar com o estoque, mas matamos um saco de pale ale, acrescentamos vienna, biscuit e cevada torrada. Agora, uma brown porter se prepara para nascer, no caldeirão. Virou a Meteorite, quase tão "incômodos" quanto o lixo estelar (porque não dava pra chamar de lixo estelar, né, até porque vai ficar uma delícia, vocês vão ver só!)


Nenhum comentário:

Postar um comentário